quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Briga por gabinete na Câmara de Várzea Grande vai parar na polícia; “O presidente está favorecendo apenas seu grupo político” diz vereadora


Os 21 vereadores de Várzea Grande eleitos em outubro passado, vêm travando uma “disputa acirrada” interna por um gabinete na Casa de Leis. Apesar de a legislatura passada ter aprovado o aumento de parlamentares – que passou de 13 para 21 -, as acomodações do prédio não sofreram adequações para acomodar todos os edis. Atualmente, o legislativo municipal possui apenas 13 gabinetes, ou seja, oito vereadores estão sem local para desempenhar suas funções legislativas.
Inclusive, a briga por um gabinete foi parar na polícia. Os vereadores Antonio Cardoso (PSD), que não foi reeleito – passou a chave de seu gabinete para Gidenor Anselmo – o Gordo Goiano (PTB). Já o médico Domingos Sávio (PR), que não concorreu às eleições – entregou a chave de seu gabinete para Sumaia Leite (PRB). Ao chegarem aos respectivos gabinetes, conforme relatou a parlamentar, às fechaduras teriam sido trocadas por determinação do presidente da Câmara, Waldir Bento – Dr. Waldir, sem nenhuma comunicação oficial.
Ainda conforme ela, a justificativa de servidores, é que haveria um critério para que os novatos pegassem as chaves – coisa que não ocorreu, pois o peemedebista passou adiante os gabinetes para vereadores que o apoiaram na eleição à Presidência da Mesa Diretora, sem estabelecer critérios justos.
Sumaia foi taxativa ao afirmar, que Waldir está privilegiando apenas os aliados e desfavorecendo o grupo que votou no social-democrata, Wanderley Cerqueira, a exemplo dela (Sumaia) e do Gordo Goiano.
“O presidente está favorecendo apenas o seu grupo político”, acusou Sumaia.
Reprovando a atitude de Dr. Waldir, Sumaia e o Gordo Goiano registraram um Boletim de Ocorrência (BO) contra o peemedebista, na Delegacia de Polícia Civil de Várzea Grande.
A reportagem do CENTRAL DE NOTICIAS MT esteve ontem (14.01) na Casa de Leis e constatou que os respectivos gabinetes que foram motivos de BO, já estão sendo ocupados pelos parlamentares que apoiaram o peemedebista na eleição da Mesa Diretora, a exemplo, do Pedro Paulo Tolares – popular Pedrinho (PSD) que ocupa o cargo de 2°vice-presidente da Câmara. Ontem mesmo, a secretária de Pedrinho, Rosane, confirmou que aquele seria o gabinete do vereador – e inclusive estava sendo pintado.
No caso de Gordo Goiano, quem ocupa a sala que caberia a ele é o vereador Jânio Calistro (PMDB).
Permanecem nos devidos gabinetes, apenas os vereadores reeleitos, os novatos que não compõem a base aliada do prefeito Walace Guimarães e não votaram em Dr. Waldir, continuam sem gabinetes. O gabinete do primeiro suplente do PSD, Marcos Moraes – o Boró – está sendo ocupado pelo novato Leonardo Mayer (DEM) e da vereadora Isabela Guimarães, por Mirian Pinheiro(PHS). O gabinete do Denivaldo Pereira  - Baiano (DEM) ficou para Kalil Baracat (PMDB). O gabinete do ex-vereador Wilton Coleho - Wiltinho - ficou para o petista Ivan
Outro lado – Apesar de a reportagem do CENTRAL DE NOTICIAS MT confirmar que os gabinetes foram repassados aos aliados do presidente da Câmara, Dr. Waldir, ele não quis comentar a denúncia dos novos parlamentares. Waldir limitou-se a dizer que herdou uma Câmara “arrombada” e que está tentando por em ordem, mas que não estão deixando ele trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário