terça-feira, 27 de setembro de 2011

TSE aprova criação do PSD; Riva comemora e mira eleição

19h57 - Por 6 votos a 1, o TSE aprovou o registro de criação do PSD. Apesar da apreciação favorável, a legenda ainda é alvo de questionamentos pelo Ministério Público, que aponta supostas irregularidades nas listas de assinaturas de eleitores entregues à Justiça Eleitoral. Cabe recurso à decisão. Mesmo assim, lideranças políticas mato-grossenses comemoram a criação da nova legenda, que surgiu no país por articulação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
19h20 - Com quatro votos favoráveis, o TSE está prestes a aprovar a criação do PSD na noite desta terça (27). O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia, José Riva, principal articulador da nova legenda em Mato Grosso. “Apesar de muitos acharem que o trabalho terminou, quero dizer que estamos apenas começando”, comemora. Ele agradece ao apoio dos 51 prefeitos que já se comprometeram a assinar a ficha de filiação na nova legenda. A expectativa é de que mais de 350 vereadores migrem para o PSD.

18h51 - Mesmo com o imprevisto pedido de vista do ministro do TSE, Marcelo Ribeiro, que acabou adiando o julgamento da criação do PSD na última quinta (22), o presidente da Assembleia, deputado José Riva, está convicto de que terá tempo suficiente para fazer as filiações e trabalhar as pré-candidaturas às eleições municipais de 2012. "Até se não sair hoje estamos preparados", garante.
O processo volta à pauta do TSE nesta terça (27) e já conta com o aval da relatora, a ministra Nancy Andrighi, que avaliou como cumpridos todos os requisitos necessários à criação da sigla. O registro definitivo do novo partido precisa ser feito antes de 7 de outubro, data limite prazo para que todas as agremiações encaminhem listas à Justiça Eleitoral dos filiados aptos a disputar um cargo eletivo no próximo ano.
Apesar do prazo quase esgotado, a confiança de Riva é tanta que ele sequer critica o tempo gasto em cada ação do TSE. "Não é lentidão, é um processo normal. Se tivéssemos saído antes já estaríamos com tudo resolvido", pondera. Animado, o presidente afirma que a demora no julgamento ajudou o PSD até mesmo a conseguir aumentar a quantidade de interessados em se filiar. "Em nenhum momento tivemos baixas, pelo contrário. As pessoas entendem a situação", ressalta.
Mudança de humor
A postura do deputado pode ser atribuída ao fato de Nancy ter rejeitado as contestações feitas por outros partidos ao "nascimento" do PSD. Uma das principais polêmicas acerca da criação da nova legenda foi a coleta de assinaturas necessárias à criação. Para ser validado, o partido precisava recolher os dados de pelo menos 490 mil eleitores.
Conforme as assinaturas eram apresentadas à Justiça Eleitoral, denúncias de supostas fraudes surgiram e irritaram o cacique. Riva chegou a classificar de "babaquice" a postura da vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, que se posicionou pelo indeferimento do registro da nova sigla. Ela afirmava que o partido teria apenas metade da quantidade exigida pela legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário